BlogONE

Atualmente nós respiramos tecnologia. A todo momento nosso cotidiano muda, por conta de uma nova e eficaz forma de lidar com a vida. Separamos alguns termos usados hoje em dia para nos familiarizarmos melhor:

 

Cognitividade

Esse termo é relacionado com a inteligência artificial, e nada mais é que o sistema para pensar e tomar decisões como um ser humano, porém com velocidade, interação, e multitarefas de uma máquina. O exemplo mais clássico é o Watson da IBM, que nós da ContactONE usamos muito.

Blockchain

Tecnologia de armazenamento de dados de distribuição totalmente descentralizada e pode ser pública, porém tem uma assinatura de segurança para cada segmento. O Blockchain é normalmente relacionamento com criptomoedas, sendo o registro de transações de bitcoins e derivados. Porém pode ser usada em outros setores.

 

Mesh

Essas redes são consideradas o futuro da conectividade. Porém as Mesh não precisam de um ponto centralizador que controla ou envia o sinal para todos os aparelhos. Os pontos são repetidores e estão ligados entre si de forma descentralizada. Como um tecido cheio de fios entrelaçados, se um apresenta problema, tem outro para impedir que a conexão deixe de funcionar.

 

Digital Twin 

Gêmeo Digital é exatamente o que o nome sugere, uma versão virtual de algo físico. Um espelho que imita e registra tudo virtualmente. Pode ser usado para várias finalidades, como monitoramento, atendimento, definição, entre outros.

 

Machine e Deep Learning 

Os dois formatos de aprendizados estão ligados com a computação cognitiva, são inclusive complementares. O machine learning é alimentar uma máquina com dados, rotinas e algoritmos para que ela aprenda a executar uma tarefa de forma automatizada. É usado para sugestão de séries e filmes do Netflix, por exemplo.

Já o deep learning é mais profundo por causa da maior quantidade de camadas nas redes neurais. As informações a serem processadas são lidas por vários processos diferentes e não lineares, deixando a máquina mais livre para fazer assimilações e classificar com base só em pré-definições mais básicas.